sábado, 8 de novembro de 2008

VACINAÇÃO EM ADULTOS TAMBÉM É IMPORTANTE







Vacinação não é coisa apenas de criança. As vacinas existem para imunizar as pessoas de graves doenças que podem acometer durante a vida. A importância em se vacinar quando adulto é imprescindível. Há anomalias que acontecem em qualquer fase, como, por exemplo, o tétano.



Algumas vacinas foram descobertas no século XVIII, é o caso da varíola, que matava cerca de 40% da população da época. O médico inglês, Edward Jenner, em 1796, observou que as vacas possuíam também a doença e as mulheres que as ordenhava apresentavam melhoras diferentes das outras pessoas. A partir daí fez algumas pesquisas, recolhia o líquido que saía das feridas encontradas no corpo do paciente e, passava em cima de arranhões que ele provocou no braço de outro infectado. Observou que com essa atitude os ferimentos causados pela varíola sumiam e, a pessoa ficaram curadas. Estava descoberta assim a propriedade de imunização.


A maioria das vacinas são tomadas ainda criança. As mães levam seus filhos para se imunizarem desde os primeiros dias de vida. O governo faz campanhas pesadas de incentivo a vacinação nessa faixa etária. Mas, quando adultos não há tanta propaganda assim. E nem há preocupações por parte das pessoas em se vacinarem. Isso, não as deixam imunizadas. “Não tomei todas as vacinas na fase adulta, só tomei quando criança”, comenta Sérgio Souza, publicitário.


De acordo com o Programa Nacional de Imunização, as vacinas de adultos são: difteria e tétano, sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela, gripe e em alguns casos também a Hepatite B e Pneumo. Todas elas podem ser encontradas nos Postos de Saúde e são gratuitas, “Essas vacinas nos protegem das formas graves dessas doenças que podem causar prejuízos as pessoas”, acrescenta Valeira Simões, enfermeira.


As vacinas também podem ser encontradas em clínicas particulares. Os valores variam de 40 a 420 reais. O Jornal do Ônibus entrou em contato com três convênios médicos de Ribeirão Preto e todos entrevistados afirmaram que não ter cobertura para vacinação de adultos.


Conscientizar sobre a importância de se tomar todas as vacinas independe da idade. A carteira de vacinação deve estar em dia com o calendário do Ministério da Saúde. A prevenção continua sendo a melhor maneira de evitar qualquer doença, “A importância está na prevenção. É gratuito, não demanda tempo nem burocracia, não há porque não tomar”, diz Christine Villas dos Santos, produtora.

Nenhum comentário: