quinta-feira, 27 de março de 2008

COMER CHOCOLATE. VOCÊ PODE?


Você já pensou não poder comer uma fatia de pizza? Um delicioso sorvete de chocolate? Ou então um pedaço de bolo? É isso que acontece com as pessoas que tem alergia e intolerância a lactose.
Esses problemas ocorrem em certa de 25% da população brasileira. Atinge desde crianças até adultos e não tem cura, apenas prevenção.


A intolerância a lactose é a incapacidade de digerir a lactase, enzima que possibilita decompor o açúcar do leite. Existem três tipos de intolerância: deficiência congênita da enzima (um defeito genérico muito raro onde a criança nasce sem a capacidade de produzir lactase); diminuição enzimática secundária a doenças intestinais (é bastante comum em crianças no primeiro ano de vida e ocorre a diarréias insistentes que causam a morte de células da mucosa intestinal) e, deficiência primária ou ontogenética (é o mais comum na população, com o avanço da idade é natural diminuir a produção de lactase).


Os sintomas da intolerância são náuseas, diarréia ácida e abundante, gases e desconforto. “Um sofrimento total, por que sempre bebi muito leite e comi seus derivados e quase todos os alimentos vão leite”, disse Déborah Nahime (bióloga), que descobriu a intolerância aos 35 anos.


A alergia a lactose é relacionada diretamente ao leite, diferente da intolerância que é a incapacidade de digerir o açúcar encontrado no leite. Nas proteínas do leite existem 30 componentes alérgicos, o que ocorre na alergia é a produção de quantidades de imunoglobulinas que são proteínas que tem a função de anticorpos contra os agentes alérgicos. Os sintomas são diversos, entre ele encontramos cólicas, vômitos, diarréias, irritabilidade, perda de sono, urticária, vermelhidão, coceiras.


As pessoas que possuem essas anomalias tem muitas dificuldades em se adaptar. A maioria dos alimentos são a base de leite e são poucos produtos existes no mercado que não o possuem. Desde 2002, empresas alimentícias estão preocupadas com esse mercado consumidor e lançaram produtos sem lactose, foi o caso a Nestlé, Puryti, Solys.


As refeições em restaurantes também é um transtorno: “Os profissionais ainda não estão preparados para tais informações. Ex.: os garçons você pergunta se vai leite ou manteiga e eles respondem que não podem dar a receita”, comenta Maria de Fátima C. Pedrazzi (pedagoga).


Na cidade de Ribeirão Preto não existe um especialista específico para essas doenças. Caso você tenha algum dos sintomas é preciso procurar um dermatologista, endocrinologista e alergista. Estes vão orientar a como melhor conviver com a ausência do leite.

Nenhum comentário: