quinta-feira, 27 de março de 2008

HUGO HOYAMA


A primeira vez que ví Hugo Hoyama foi em 2003 (são 3 até hoje). A foto não dá para negar, né? E como se diz "A primeira impressão é a que fica." E a minha foi a melhor possível. O cara é f...era. Bom mesmo. Simpatia é a palavra que tenho para classificá-lo.
Quem tiver a oportunidade de vê-lo jogar não se arrepende.
Vejam que entrevista mais gostosa que ele me deu....
Eu: Como começou sua paixão pelo tênis de mesa?

HH: Começou muito cedo, desde os 7 anos de idade já me interessei
Pelo esporte, e desde o começo percebi que queria muito me
Tornar um grande atleta, pois junto comigo estavam treinando
Os melhores jogadores do Brasil da época, e estava no lugar certo
Para isso.
EU: Com quantos anos ganhou o seu primeiro título e qual foi?
HH: Meu primeiro título foi num torneio da escola japonesa que estudava
Em São Bernardo, minha cidade natal, e a partir dali realmente coloquei
Na minha cabeça que escolheria esse esporte para me dedicar e ser um jogador de Seleção Brasileira...

EU: Quantas hora treina por dia e como é seu treino?

HH: Eu treino em média de 5 horas na mesa, e mais 1 ou 2 horas de preparo físico. Em 1985 fez um estágio no Japão. Como foi essa experiência?
Foi a partir desse estágio que eu consegui atingir um nível para poder enfrentar os melhores do mundo. Foi uma experiência importante não só na parte técnica, mas também na parte da vivência, pois lá tinha que fazer tudo, cozinhar, lavar, passar, fazer compras...

EU: O que mais sentiu falta do Brasil nesse período que esteve no Japão?

HH: Da companhia dos meus familiares, amigos, pois foi a 1ª vez que fiquei longe deles.

EU: Você é canhoto. Isso atrapalha ou ajuda?

HH: Os 2....rs, atrapalha o adversário, me ajuda, mas também me atrapalha, pois eu não gosto de jogar contra canhoteiros, as bolas t~em o efeito contrário, curvas, complicado!!!!
EU: Apesar de ter vários títulos, ainda sente dificuldades de patrocínio?

HH: Felizmente até hoje consegui bons patrocinadores, mas tive épocas também que corri muito atrás deles.
EU: Qual o título mais emocionante que ganhou?

HH: Foi o do Pan de Havana, em 91, na final contra o Claudio Kano. Ele era super favorito, mas eu sabia que tinha condições de vencê-lo, mas foi uma partida muito disputada, e felizmente consegui o título.
EU: Você viaja pelo país todo. Com sua vida corrida entre treinos, campeonatos, apresentações como fica a família?
HH: É complicado, mas todos sabem que é meu trabalho, todos me dão apoio, e como ainda estou solteiro, nessa parte é menos complicado, “ainda”.....rs.

EU: Esse ano comemora-se 100 anos de imigração japonesa no Brasil. Você e sua família tem alguma tradição? Seguem algum ritual?

HH: Não, realmente é importante essa comemoração, pois pra mim esse intercâmbio me ajudou muito para conquistar tudo o que tenho até hoje. Mas não temos nenhum ritual, eu no possível estou participando dos eventos.

EU: Como vive Hugo Hoyama fora das quadras? Qual a sua diversão? O seu cotidiano? Gosta de ler? O que?

HH: Fora das quadras, gosto muito de encontrar com meus amigos, sair com eles, ir ao cinema, não gosto muito de ler, gosto de ficar na internet, vendo resultados, notícias, de tudo.

EU: Seus avós vieram do Japão, existe alguma história inusitada que eles te contaram?
HH: Eles vieram para cá na década de 40, e eles se conheceram aqui, e para se encontrarem, meu avô tinha que pedalar por 3,4 horas até chegar na casa da minha avó. E ele fazia isso 2 vezes por semana.
Vejam os títulos que ele já ganhou...
Título de campeão paulista adulto / 2006Título de campeão mundial de equipes da 2ª divisão / 2004
JOGOS OLÍMPICOS
9° Lugar / 1996 - Atlanta (Vitória sobre o campeão mundial Jorgen Persson - Suécia)
JOGOS PAN-AMERICANOS
Campeão individual em 1991 e 1995 Campeão de duplas em 1991, 1995 e 2003 Campeão por equipes em 1987, 1991, 1995 e 2007 Medalha de prata de duplas em 1987 Medalha de bronze nas duplas msitas em 1995 Medalha de bronze por equipes em 1999 Medalha de bronze individual em 2003 Medalha de bronze individual em 2007 Recordista brasileiro de medalhas de ouro, sendo 9 no total
CAMPEONATO LATINO AMERICANO
Hexa-campeão ( 88/92/94/96/2000/2002 ) LIGA
BELGAVice-campeão por equipes ( temporada 92/93 e 93/94 )Obs: 3 vitórias sobre o campeão europeu Jean Michel Saive-belga.
COPA DO MUNDO13° Lugar em 1996Obs: Vitória sobre o campeão mundial de 1995 Kong Lin Hui (China)
TORNEIOS ABERTOS5° . lugar - Japão (1996), Polônia (1993) , China (1996)3° . lugar - Brasil (1992 , 1995)2° . lugar - Brasil (1993)5º . colocado em 2000 e 2001 no Brasil.
CAMPEONATOS SUL-AMERICANOSCampeão nas categorias: infantil (1983), juvenil(1987)Bi-campeão adulto (98/ 2000)
PRINCIPAIS RESULTADOS NACIONAIS
Campeonato PaulistaCampeão nas categorias Mirim (1980), Infantil (1982/83), Juvenil (1984), Adulto 1ª Divisão (1989/91/92/94/95/2006)
Campeonato BrasileiroCampeão nas categorias Infantil (1980) , Juvenil (1982) , Adulto (92, 93, 95, 97, 99, 2002, 2006)

Nenhum comentário: