quinta-feira, 27 de março de 2008

OS BENEFÍCIOS DO USO DO PROTETOR SOLAR


Você costuma usar protetor solar diariamente? Ou apenas quando vai ao clube ou praia?
O Brasil está localizado entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio, com isso, a intensidade dos raios solares que recebemos é muito forte, classificando o país como um dos mais ensolarados do mundo.
A população brasileira não tem o hábito de utilizar bloqueadores solares na proteção contra o sol. Não se protegendo adequadamente, ficam expostas à várias doenças, a mais grave delas é o câncer de pele.


A preocupação dos cientistas é o acumulo de poluentes jogados na atmosfera terrestre. Esse acumulo pode danificar a camada de ozônio, que filtra e controla a quantidade de raios solares que chegam a terra. "Se não houvesse essa camada não suportaríamos o sol diariamente", disse Renato Zorzenon, agrometereologista. "E ao contrário que a gente pensa, o sol pode causar câncer de pele em pessoas que não tem a doença na família", acrescentou Renato.


Usar o protetor solar diariamente pode diminuir até 80% a incidência de raios solares na pele. Não tem contra indicação e é recomendado a partir dos 6 meses de idade. "O sol altera o DNA da célula da pele e tem o efeito acumulativo ao longo dos anos. Com o passar da idade e com o tempo as células começam a se desestruturar, é onde aparece os tumores de pele", afirmou Renata Cristina Zucoloto Mouro Chain, dermatologista.


É necessário tomar sol pois, os raios solares fornecem vitaminas, contribuem contra o raquitismo e ajuda no desenvolvimento e crescimento da pessoa. Porém, não de deve exagerar. O melhor horário para ficar exposto é até às 9h e após às 16h.

Nenhum comentário: